Transitar é uma necessidade de todo ser humano, e o trânsito é o maior ambiente social que existe. Todos, portanto, são usuários dele. É importante enfatizar que o crescimento das cidades gerou um aumento significativo da frota de veículos e das pessoas em circulação, inclusive crianças e jovens, fazendo com que os problemas crescessem na mesma razão.
Precisamos urgentemente discutir a importância da transversalidade na educação para o trânsito nas escolas, utilizando metodologia de ensino baseada em percepção de riscos para despertar o sentido de valorização da vida por meio de dinâmicas construtivas e participativas, nas quais os alunos possam observar a realidade, questionar, opinar, resolver problemas, aprender a avaliar perigos e a refletir sobre as consequências de seus comportamentos, tendo em vista que a educação é a base para a cidadania e a boa convivência social.
Modalidade: - EAD
Educação para o trânsito: tema transversal e sua aplicação interdisciplinar. Educação nos CFCs (centros de formação de condutores). Campanhas educativas. – educação para o trânsito na escola. Década de ações pela segurança no trânsito – 2011- 2020. Projeto vida no trânsito. – legislação de trânsito. História dos códigos de trânsito brasileiros